Em 17 de Janeiro de 1920, foi colocada em vigor uma lei nos Estados Unidos que ficou conhecida como "Prohibition", que proibia a produção e venda de qualquer tipo de bebida alcoólica no país.
E é exatamente dentro desse contexto que surgem os bares conhecidos como "speakeasies" (speakeasy, no singular) - conceito no qual inspiramos o nosso Drink Me Speakeasy Bar!
Conhecida em português como Lei Seca, ela vigorou por 13 anos, sendo revogada apenas em 5 de Dezembro de 1933.
O caminho que levou à Lei Seca
As raízes do que se tornou a Lei Seca em 1920 começaram no século 19 com o Movimento de Temperança, principalmente entre as mulheres que protestavam contra o abuso do álcool e como isso fazia com que os homens cometessem violência doméstica contra as mulheres - afinal, já no inicio do século 19, o consumo médio de álcool ficava entre 25 a 45 litros por pessoa, por ano (pra quem não sabe, isso é muito!).

Com o passar dos anos, grupos mais conservadores passaram a se posicionar contra o consumo excessivo de álcool - até chegar aos grupos mais radiciais, que passaram a se movimentar para banir permanentemente o consumo de álcool no país. Em 1893, surgiu a Liga Anti-Bares (Anti-Saloon League), um grupo proibicionista que dedicou suas atividades a banir bares e álcool do país. E, logo após o inicio da 1ª Guerra Mundial, a liga viu ali o seu estopim para desenhar um projeto de emenda à constituição que atendesse ao seu objetivo!


O acordo que pôs fim à Primeira Guerra Mundial foi assinado em 11 de novembro de 1918. Com o fim da guerra e o sentimento ultra-nacionalista e anti-imigrante no ar, os proibicionistas aproveitaram o momento. Semanas depois, em 16 de janeiro de 1919, a 18ª Emenda tornou-se lei. A emenda entrou em vigor exatamente um ano depois, dando inicio ao período da proibição.
留言